Contribuindo com OpenVZ Web Panel

Eiaaaa pessoas!!!

Estou escrevendo hoje sobre um assunto que já venho trabalhando a bastante tempo porém, ainda não fiz nenhum post a altura.
Virtualização

Sabemos que há vários documentos na internet sobre o assunto e por isso não vou estender quanto as opções e sim quanto a ferramentas.
Vou tratar em especial de uma ferramenta que me chamou e muito a atenção por sua facilidade de uso e leiaute.
OpenVZ Web Panel
OpenVZ Web Panel é um interface WEB desenvolvida para controlar servidores físicos que utilizam a tecnologia de virtualização pelo software OpenVZ.

OpenVZ Web Panel

Veja alguns screenshots do OVZ Web Panel em ação em http://code.google.com/p/ovz-web-panel/wiki/Screenshots

Estamos trabalhando em uma rede heterogênea que conta com servidores CentOS, Debian e Slackware distantes fisicamente em algumas partes do globo.
O Fato de ter que gerenciar máquina por máquina nos deixa um pouco vagaroso e podem até complicar algumas de nossas demandas. Procuramos ferramentas simples e descomplicadas para gerenciar nosso parque de Máquinas virtuais e acabamos por optar pelo OpenVZ em conjunto com o OVZ Web Panel. Após obter retornos positivos do Alexei, mantedor do software, decidimos trabalhar em conjunto com ele e hoje somos responsáveis pela tradução pt_BR e pelo desenvolvimento da tradução para espanhol. Também criamos patches e reportamos bugs para a equipe de desenvolvimento.
O OpenVZ Web Panel é desenvolvido utilizanod o framework Ruby on Rails e é de fácil manutenção até mesmo pelos menos experientes em RoR.
Após 1 semana de estudos em RoR desenvolvi algumas melhorias e conseguimos comitar algumas melhorias.

Suas principais características são:
– Criação de VM
– Instalação de SO apartir da interface WEB
– Configuração do sistema (Endereço IP, Hostname, Senha de root entre outras)
– Iniciar, pausar, parar, reiniciar, reinstalar VM
– Backup
– Sincronização
– Definir usuários responsáveis por grupo de VMs
– Executar comandos através da interface web (comandos shell)
– Gerenciamento de memória, espaço em disco, consumo de cpu, etc…
– Instalação de novos templates de SOs
– Suporte a Português Brasileiro (100% traduzido em linguagem de fácil compreensão)
Todas essas opções podem ser executadas em servidores OpenVZ e VMs locais e remotas.
Ou seja, através de uma única interface posso gerenciar qualquer um dos meus servidores espalhados pelo globo.

Quem tiver interesse em instalar/testar o OVZ Web Panel, pode ir diretamente no site do desenvolvedor e obter maiores informações.

OpenVZ Web Panel -> http://code.google.com/p/ovz-web-panel/
OpenVZ -> http://wiki.openvz.org/Main_Page

7 comentários sobre “Contribuindo com OpenVZ Web Panel

  1. É sempre muito bom a existência de alternativas. Já trabalhei com o openVZ em dois ou mais softwares de gerenciamento (painel de controle), e hoje estacionei no SolusVM (comercial). Mas vamos “levantar“um servidor aqui pra testar este OWP.

    Em tempo: parabens pela iniciativa de contribuição, prosperidade!

  2. Eltern,
    tudo bem?
    muito obrigado pela força.
    Gostaria de saber deo você, o que mais lhe chamou atenção na interface que você utiliza hoje e quais as necessidades que acha importante em uma interface de administração como essa?
    Fico no aguardo!
    Mais uma vez, obrigado!

  3. recomendo uma olhada no hyper vm, suporta xen e openvz, foi liberado na gpl no final do ano passado(acho) e não vejo nada a respeito aqui pelo brasil.

  4. Diogo,
    obrigado pela dica. Fui buscar algumas informações sobre o Hyper VM, da LxCenter (http://lxcenter.org/software/hypervm) e gostei de sua interface. Creio que essa ferramenta é um pouco centralizada demais pelo fato de modificar o sistema atual e manter isso um pouco preso (amarrado). Uma das coisas que procuramos é a questão da “multi-distribuição” e que atenda a qualquer linux e a qualquer estrutura. Além de ser de fácil adaptação e customização. No caso do Hyper VM a coisa é um pouco mais complexa por encher de scripts. Bom, isso é meu comentário e minha opinião em relação as necessidades que encontro em meus clientes e em meus projetos. Mas é uma boa dica para quem pretende manter uma infra-estrutura homogenia baseada em RedHat (CentOS e Fedora inclusive). É isso 🙂
    Diogo, caso você utilize o Hyper VM, pode fazer comentários sobre os pontos positivos e negativos sobre ele para que possamos estudar e melhorar a solução OpenVZ Web Panel. Muito obrigado pelo comentário!

  5. bom dia, primeiramente, parabens pelo trabalho desenvolvido com esta solucao de software livre.
    a solucao OWP auxilia em muito na administracao de servidores de virtualicao criticos, testada e aprovada, ja trabalhei com outras solucoes a nivel corporativo como, VMWare, Hyper-V da microsoft, XEN e KVM, todas com seus pros e contras, mais uma coisa que o tiu Bill pensou e faz mta diferenca
    no seu software Hyper-V eh a questao de gerenciamento, P2V, escolho do processador a ser utilizado, VMotion, Cluster Integrado, Alta Disponibilidade, tudo isso integrado a uma interface de gerenciamento
    centralizada, uma unica coisa que deixa a desejar eh a possibilidade de acesso WEB, pois soh eh oferecida uma interface local ou via WTS, suporte a core de processadores ilimitados, coisas estas que solucoes em software livre nao ha problemas e com VMWare teria que adiquirir features por um valor nada agradavel. acho interessante estar trabalhando esta parte de gerenciamento de maquinas virtuais no OpenVZ pois em meus testes se mostrou mto estavel e guentou o tranco legal com 15 maquinas virtuais em um IBM 3650 Dual Socket XEON com 16 GB de memoria.

    Muito Obrigado pela contribuicao amigo.

Deixe um comentário