VirtualBox 4 via linha de comando.

Sou usuário FIEL do VirtualBox e sempre vou aqui ou ali obter informações sobre as novidades.

No sabádo último, 07 de maio/2011, estava trabalhando em um novo antigo projeto (sai após 5 anos e voltei novamente após 1 ano inativo), quando necessitei instalar o VirtualBox para rodar o PfSense e o CentOS para testes. O Servidor é um servidor remoto onde tenho somente acesso a Shell (ssh) e ponto final. Para não ter que configurar o Xen ou OpenVZ, resolvi ir pelo bom e velho VirtualBox já que seriam criadas as VMs somente para testes.

Após algumas horas de busca na internet para me lembrar dos comandinhos básicos para criar vm, discos, memória, processador, vídeo, vrdp entre outros, o espanto! Só encontrei documentos em blogs e sites da versão 3.x e nada da 4. Na versão 4 do VirtualBox, alguns comandos mudaram de sintaxe e alguns parametros além de comandos que foram renomeados.
Tudo bem, vamos até o site da Sun/Oracle VirtualBox e baixamos o manual do usuário versão 4.0.6 (última disponível). É interessante verificar no site do VirtualBox a última versão deste documento.

4 comentários sobre “VirtualBox 4 via linha de comando.

  1. Ola Amigão…kra ja que vc é um usuario FIEL do Virtual BOX… talvez possa me da uma força…

    Estou utilizando uma distribuição UBUNTU SERVER 11.4 (em modo grafico); mas o VB 4.1.2… a o ambiente virtualizado (WinXP) esta rodando legal… inclusive com a acesso a internet, e tudo mais… o detalhe é que nao consigo compartilhar/acessar os dados da VM (Maquina Virtual) com os demais PC da mesma rede; ou seja somente o Hospedeiro consegue acessar e pingar, os demais PC nao consegue… encontrei alguns topicos que mencionam configurar um modo Bridge mas nao deu certo nao… ferrou ate com o hospedeiro;

    E ai,,, o que posso fazer para sanar isso?

    []’s

  2. Opa Rodrigo,
    o seu problema é simples.
    Abra o VirtualBox
    Selecione a máquina virtual (Windows XP)
    Clique em Configurações
    Uma nova janela será aberta.
    Selecione a opção: REDE
    e em seguida, o adaptador que você estiver utilizando (Creio ser o Adaptador 1)
    Em “Conecta a:” Escolha “Placa em modo Bridge”
    Esse modo bridge habilita a máquina virtual a utilizar a placa de rede como se fosse ligada diretamente a rede. Ou seja, é como se fosse uma máquina real conectada direto ao switch ou hub. Funciona também com wireless (só que no cliente, você irá ver como uma placa de rede cabeada porém, funcionando através da wireless).

    Um detalhe importante.
    Se sua rede utiliza DHCP (Obter endereço ip automaticamente) não precisa configurar nada na placa de rede do Windows XP, porém, se você não utilizar um DHCP, é necessário configurar o endereço IP na máquina virtual com o procedimento normal do Windows.

    Não entendi o que você quis dizer com ferrou com o hospedeiro.

    Se tiver mais algum problema, posta por aqui que eu tento te responder o mais breve possível ok?
    Um abraço!

    • Ola kram3r, valeu pela atenção;

      Sim, a minha VM, ja esta com essa configuração;
      Tanto que eu tenho acesso a internet, numa boa… como se fosse uma maquina local
      Eu consigo ate obter sucesso no PING para o IP do hospedador (Ubuntu 11.04);

      Mas eu nao consigo PINGAR os demais PC’s na rede; (nem virce-versa);

      Encontrei alguns topicos na rede que tem uma receitinha para habilitar o modo Bridge via linha de comando… cheguei a rodar esse tutorial… mas tambem nao deu certo… ate o ip do hospetador (ubuntu) ficou inacessivel… ai eu desfiz tudo….

  3. Você tem mais de uma placa de rede? Se sim, verifica qual placa de rede o sistema está identificando. Para que eu possa te ajudar melhor, me add no gtalk (kram3r no gmail) ou ananiasfilho no skype.
    Abraço!

Deixe um comentário

