Redmine – Gerenciamento de projetos via WEB

A alguns dias estamos eu e o Luis Felipe Mileo a procura de um sistema para desenvolver a documentação do FreedomERP para atender as necessidades dos usuários deste ERP que é OpenSource e desenvolvido pela SetPoint Informática.

Bom, passaram-se alguns dias e testamos diversas ferramentas.
MediaWiki, Dokuwiki, ClockIT/JobsWorth, Jira, FlySpray entre outros.
Chegamos a conclusão que o MindTouch ou o FogBugz seriam as ferramentas ideais para nossa atividade, que será descrita abaixo, mas ambos são pago. Um grupo de colaboradores que irão contribuir com o que há de mais precioso (para alguns) nos dias de hoje que é o TEMPO, não pode se dar ao luxo de ter que tirar do bolso.

Chegamos ao Redmine!
Uma poderosa ferramenta de colaboração OpenSource e que supri mais do que nossas necessidades.
Algumas features/recursos que o redmine disponibiliza:
Suporte a multi-projetos

  • Gerenciar todos os seus projetos com uma única instância do Redmine
  • (No track por exemplo, teriamos que criar configurações para cada projeto/sub-projeto)

  • Cada usuário pode ter um papel diferente em cada projeto
  • Cada projeto pode ser declarado como público (visível por qualquer pessoa) ou privado (visível apenas pelos membros do projeto)
  • Módulos (wiki, acompanhamento de questões repositório, etc)
  • pode ser ativado ou desativado por projeto.

Suporte a multi-sub-projetoss com as mesmas funcionalidades de Projetos.

Facilidade de administração
Sistema de tickets com interface amigável para acompanhamento e monitoramenteo
Geração de gráficos
TimeTracking Controle de tempo
Customização de campos
Wiki com plugins para gerenciamento de documentação
Repositório suporta SVN, Bazaar, CVS, Git e Mercurial
Autenticação via LDAP
Multi-Languaga suporte ao português brasileiro muito bem traduzido
Suporta MySQL, PostgreSQL e SQLite

Para cada um dos recursos citados, existe uma gama de funcionalidades.
Vale a pena experimentar e verificar se ele atende as suas necessidades.
É um software bastante simples de se instalar e configurar.
Iniciamos sua implantação para ambiente de produção hoje e estamos bastante animados.
Em breve posto a url final do ambiente.

Anúncios

7 comentários sobre “Redmine – Gerenciamento de projetos via WEB

  1. Realmente !
    Tinha escutado falar sobre o Redmine várias vezes, mas nunca tinha tido a experência de trabalhar com ele de verdade. Agora estou participando de uma equipe de desenvolvimento onde todo gerenciamento é feito pelo redmine, é simplesmente muito show! A integração Redmine + GIT é uma coisa linda ! heuhauh!

    Vai dando dicas ai ! São sempre bem vindas!

  2. Beto, o redmine abriu as portas para nossa integração. Ele faz o papel de gerenciar nosso repositório, gerir a documentação desenvolvida, distribuição de documentos internos e sistema de portal. Em pouco mais de 1 mês essa ferramenta redesenhou nosso modo de fazer, pensar e agir. Mudou tudo para melhor. Em 1 mês desenvolvemos atividades e publicamos real-time, e que para integrar todas em um único ambientes, demoraria pouco mais de 1 semana ou 4horas de cada usuário usando o trac por exemplo. Nossa, eu faço que nem o dadá maravilha fez com o romário, para o Redmine eu bato continência!
    Obrigado pelo comentário.

  3. Boa iniciativa, redmine também mudou muita coisa no processo de desenvolvimento nas empresas que eu passei.

    Aqui em Maceió ainda vejo ela pouco utilizada. A pessoa que me apresentou o redmine é o Enderson Tadeu de Arapiraca. Ele é um dos responsáveis pela tradução da ferramenta para pt-Br , manja muito ele.

    O maior problema que vejo no uso dessa ferramenta, é que a galera ou não usa o que de melhor ela pode oferecer, ou usa errado.

  4. Klevison, ferramentas complexas geralmente levam ao uso errado ou ao pouco aproveitamento da ferramenta. O redmine é uma ferramenta para ambientes ‘colaborativos’ para áreas diversas com uma finalidade comum entre si. Ele é interessante quando se tem uma equipe de desenvolvimento, bugtracking, documentação, anexos extras, conteúdo baseado em portal, etc… Ou seja, quando se há interesse em juntar todas as necessidades de um projeto com as características acima, o redmine é uma luva. Só usá-lo como interface para desenvolvimento ou wiki não vale a pena. É demais para pouco uso e acaba sendo uma ferramenta não aproveitável. Sobre a minha experiência com ele:
    Estamos desenvolvendo a documentação baseada em usuários do ERP FreedomERP. Procuramos diversas ferramentas para “Gerar” documentação (Wiki). Veio a necessidade de sincronizar com os fontes/svn do projeto para desenvolvimento de features comunitária/colaborativa, além de um ambiente de suporte fixo como é o caso do Fórum que pode ser melhor organizado que uma lista de discussão, um cms para acompanhar as novidades do projeto como um todo e várias outras coisas que o redmine pode oferecer. Fomos atrás de diversas soluções. Desde o Track integrado a um wiki e cms, porém ficou muito dependente dos 3 juntos o que complica em atualizações, melhorias, etc… Jira que é quase a mesma coisa do Redmine porém, não é 100% livre. Testamos 1, 2, 3, 4, … até que chegamos a um denominador comum. Redmine. Após 1 mês de trabalho, ele se mostrou escalonável e prático. Além de tudo, integrado 100% por ser desenvolvido todo sob uma mesma arquitetura. Após os comentários de vocês, me veio a idéia de montar um case de implantação e utilização do Redmine. Acho que em breve dá pra fazer isso.
    Qualquer coisa, postem comentários ou indiquem artigos sobre a ferramenta.
    Lembrando que o redmine é quase perfeito para nossa necessidade. Quase porque nem tudo é perfeito 🙂 sempre falta alguma coisinha aqui ou ali.
    Não dá pra dizer que ele é ótimo para qualquer projeto. Ele foi perfeito, não 100%, para o nosso projeto. Pois é, é um software livre que nos gerou uma solução para o desenvolvimento de nossa atividade.
    Abraços
    * Esse comentário pareceu mais um Post hehehehe

  5. Minha opnião é a seguinte, são pessoas assim como vocês que fazem a diferença na web, pois eu sou da seguinte opinião : – vou até colocar um clichê aqui (“Compartilhe, porque tudo que você tem (e sabe) foi alguém que compartilhou, pois só quem cria do nada é Deus.”)
    Eu utilizo um ferramenta colaborativa chamada de __twiki__, muito boa, nós usamos no portal colaborativo do inpe
    no caso eu desenvolvi todo layout, adotando uma IU- simples e objetiva, caso queira dar uma olhada é inpe.br/planejamento , não sou programador, mas me viro tentativa&erro,até acerta, depois que pega o jeito vai que vai. Utilizo também uma outra chamada de drupal, também muito boa :).

    Futuramente testarei ela…porem quero foca meus esforços ao ERP – Freedom, pois quero ajudar dois amigos, o amigo da minha noiva e um amigo de infancia.
    E parabenizo os dois amigos ai de cima:
    @ Luis Felipe Mileo e @kram3r (que ainda não sei o nome, rsrs(sorry)

    Finalizando esse post vocês me (veram* sempre por aqui) lendo meus HELP’s e até mesmo ajudando nos bugs, sou tambem desegner e testador de um sistema de SO integrado com gverno. IDE Adobe Flash Builder 4, fantasticos, ele pode ser gratuido é só enviar um e-mail para eles dizendo que é desenvolver freelancer(autonomo) estudante e/ou educadores, se alguem quizer me avisa acho que não vai ser dificil achar meu e-mail. é o mesmo do twitter porem as iniais são caixa baixa e @hotmail.

    Abraço a todos e sucesso ALL.
    By: gscpweb.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s